AUTOTESTE GLÚTEN BIOSYNEX COM 1 UNIDADE

• Autoteste que auxilia na detecção de intolerância ao glúten.
  • Desenvolvido com Biomarcador de última geração.
  • Feito a partir de uma gota de sangue.
  • Traz resultado rápido em até 10 minutos.
  • Possui um intervalo de confiança de 96,7%.

O que é e para que serve o Biosynex Autoteste Glúten?

O Biosynex é um autoteste que auxilia na detecção da doença celíaca, popularmente conhecida como intolerância ao glúten.

Desenvolvido com Biomarcador de última geração, este teste imunocromatográfico detecta anticorpos responsáveis pela inflamação do intestino, produzidos especialmente em casos de doença celíaca e direcionados contra peptídeos de gliadina diamidados.

O que é a celíaca?

A celíaca é uma doença crônica do intestino delgado, que traz uma variedade de sintomas de intensidades diversas, tais como flatulência, diarréia, dor abdominal, perda de apetite, perda de peso, enxaqueca, fadiga crônica, eczema, transtornos do sono, depressão, etc.

O agente causador da doença celíaca é um peptídeo, chamado gliadina, presente no glúten alimentar.

A digestão da gliadina leva à formação de peptídeos de gliadina diamidados, que, em pessoas com doença celíaca, desencadeia uma reação imune anormal, produzindo anticorpos responsáveis pela inflamação do intestino.

Como funciona o Biosynex Autoteste Glúten?

A partir de uma gota de sangue, o Biosynex Autoteste Glúten detecta anticorpos específicos para a doença IgG anti DGP e traz resultado rápido em até 10 minutos, com intervalo de confiança de 96,7%.

Conteúdo da embalagem

• 1 Instruções de uso;
  • 1 cartucho de teste em bolsa de alumínio;
  • 1 diluente (frasco conta-gotas com tampão);
  • 1 Dispositivo para dosagem do sangue;
  • 1 Lanceta estéril descartável;
  • 1 curativo;
  • 1 Lenço umedecido com álcool
  • 1 almofada estéril.

Como usar o Biosynex Autoteste Glúten?

Leia cuidadosamente as instruções de uso antes de realizar o teste.

Coleta de sangue

1. Leia as instruções de uso completamente. Tenha um relógio ou um cronômetro por perto (o único equipamento não fornecido).
  2. Lave suas mãos com sabão e água morna, então seque-as antes de seguir para o próximo passo.
  3. Abra a caixa e remova todos os itens da embalagem. Coloque-os sobre uma superfície seca e limpa. Identifique cada item do kit e conte 8 itens.
  4. Abra a embalagem e remova o cartucho de teste B. Use o teste dentro de uma hora.
  5. Abra a tampa do frasco do diluente e coloque-o em pé na área de trabalho.
  6. Retire o lenço umedecido com álcool do sachê e desinfete a ponta do dedo em que será feita a coleta.
  7. Remova a almofada estéril do sachê e limpe todos os traços do álcool.
  8. Remova a tampa da lanceta.
  9. Coloque a lanceta na ponta do dedo. Dispare apertando firme a outra extremidade.
  10. Aperte a ponta do dedo para formar uma gota grande de sangue.
  11. Coloque a parte alargada do coletor em contato com a gota de sangue para enchê-la completamente.

Procedimento do teste

1. Transfira a gota de sangue imediatamente para o orifício S do cartucho. Importante: a gota de sangue deve entrar em contato direto com o fundo do orifício.
  2. Verifique se o fundo do orifício redondo S está completamente vermelho antes de seguir para o próximo passo. Se não, forme uma nova gota de sangue apertando firme a ponta do dedo com o furo.
  3. Abra a tampa do frasco do diluente. Pingue 3 gotas no orifício redondo S do cartucho.
  4. Inicie o cronômetro ou anote o horário. Espere 10 minutos para ler os resultados. Não leia os resultados após 20 minutos. Nesse período, você pode colocar o curativo.

Como interpretar os resultados do Biosynex Autoteste Glúten?

Negativo

O resultado do teste é NEGATIVO se aparecer uma faixa colorida apenas na linha de controle (C) e não aparecer nenhuma faixa na linha de teste (T).

Um resultado negativo indica a ausência de anticorpos anti-gliadina diamidada e, portanto, evita o risco de doença celíaca.

Se os sintomas persistirem como parte de uma dieta contendo glúten, consulte seu médico.

Positivo

O resultado do teste é POSITIVO se aparecer a faixa colorida tanto na linha de controle (C) quanto na linha de teste (T).

Um resultado positivo indica a presença de anticorpos anti-gliadina diamidada e, sugere, com alta probabilidade, o diagnóstico de doença celíaca. Consulte seu médico para um diagnóstico definitivo e para o tratamento adequado.

Invalido

O resultado do teste é INVÁLIDO se não aparecer nenhuma faixa ou se não aparecer a faixa apenas da linha de controle (C). Realize um novo teste.

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre intolerância ao glúten e doença celíaca?

A Intolerância ao Glúten também pode ser conhecida como doença celíaca, que é uma doença crônica autoimune do intestino desencadeada pelo consumo de glúten ou alimentos contendo glúten.

Um resultado positivo com o Biosynex Autoteste Glúten é suficiente para diagnosticar doença celíaca?

O Biosynex Autoteste Glúten permite determinar, em casa, com rapidez e segurança se você tem propensão a ter doença celíaca. Nesse caso, consulte seu médico para um diagnóstico definitivo e tome as medidas adequadas.

Eu mudei meu estilo de vida para uma dieta sem glúten. Ainda posso usar o Biosynex Autoteste Glúten?

Uma dieta sem glúten de 1 a 3 meses antes do teste pode causar um desaparecimento dos anticorpos específicos da doença celíaca e, então, pode interferir na positividade do teste. Por isso, recomendamos utilizar o Biosynex Autoteste Glúten após uma dieta com glúten para obter resultados confiáveis.

O resultado do meu Biosynex Autoteste Glúten foi negativo. Sou tolerante ao glúten?

O Biosynex Autoteste Glúten só detecta a presença de anticorpos antipeptídeos de gliadina diamidados no sangue, característicos da doença celíaca. Existem outros tipos de hipersensibilidade ao glúten com sintomas que sugerem transtornos digestivos funcionais e/ou manifestações alérgicas em pacientes não diagnosticados com doença celíaca. Se persistirem os sintomas em uma dieta sem glúten, mesmo com um resultado NEGATIVO do Biosynex Autoteste Glúten, consulte seu médico.

Advertências

• Produto de uso em diagnóstico in vitro.
  • Este teste não substitui o diagnóstico do médico. Contate seu médico se você acha que tem doença celíaca.
  • Produtos de uso único.
  • Não reutilize este teste e/ou seus componentes.
  • Todos os componentes incluídos neste teste são exclusivos para este teste.
  • Não use o autoteste se a embalagem estiver sido danificada.
  • Não utilize a lanceta se a tampa tiver sido previamente removida, pois a esterilidade da agulha pode ser comprometida.
  • A lanceta só pode ser usada uma única vez. Sua reutilização pode causar infecção cruzada. Não reesterilizar.
  • Verificar a data de validade na embalagem do produto.
  • Este teste deve ser usado apenas com amostras de sangue e deve ser realizado imediatamente após a coleta desse sangue da ponta do dedo.
  • Faça o teste em um local com temperatura entre 15°C e 30°C.
  • Não congelar.
  • Mantenha em local seco, entre 18°C e 30°C.
  • Mantenha o autoteste e todos os componentes fora do alcance de crianças.
  • A ingestão do diluente pode ser nociva e a lanceta pode causar lesões.
  • Os cartuchos usados e todos os componentes podem ser descartados com o lixo doméstico.
Fabricante BIOSYNEX
Quantidade 1 UNIDADE